domingo, 10 de maio de 2009

AUTO-ESTIMA SAUDÁVEL

Você já pensou na maravilhosa missão de Marta quando disse a sua irmã Maria: “O Mestre chegou e te chama...” A quantas pessoas aflitas, você tem chegado com esta mensagem: “O Mestre chegou e te chama...”? Se não tem feito, é porque tem achado que a missão é pequena ou anônima; ou por auto-estima ou egoísmo?
O que a Palavra nos fala sobre este tema?
Estes termos são sinônimos? Se não, onde está a diferença?
Não iremos esgotar, com certeza, o assunto, contudo, queremos levá-los a uma reflexão tomando por base nossa Regra de Fé e Prática como base.
Os estudiosos do comportamento conceituam o ego como sendo as decisões particulares de cada pessoa. É o ego que me torna indivíduo e peculiar. É a forma que escolho para enfrentar o mundo.
Portanto, da saúde deste, depende se meu relacionamento será saudável ou não.
Auto-estima é conceituada como sendo, uma visão clara e objetiva que cada pessoa tem de si mesma.
Logo uma pessoa em que há auto-estima saudável, conhece sua capacidade, habilidade, virtudes, embora sabendo seus limites e fraquezas.
João Batista não subestimou sua missão ao dizer : “ convém que ele ( Jesus ) cresça e que eu diminua”. Em outras palavras, ele disse eu conheço meu potencial, e conheço o potencial de Jesus.
Da mesma forma quando Jesus disse “ João batizou com água, mas eu batizo com fogo”. Jesus não estava super-estimando sua missão nem diminuindo a missão de João batista. Jesus estava definindo papéis, tarefas, responsabilidades. Cristo afirma: esta missão é minha; ninguém pode ma tirar, aquela é a de João Batista , e dele, ninguém pode tirar.
Não há missão maior ou menor. O valor da missão, não é quantitativa e nem está no missionário seu valor, e sim, no autor da missão.
Egoísmo é próprio de uma pessoa insegura que se sente incapaz, inábil e sublima, mascara, esconde seu fracasso interior, competindo, mentido, roubando, querendo dominar; porque só com o fracasso do outro se sente feliz. Vê mais os erros dos outros que suas vitórias.
Aquele que possui auto- estima saudável é seguro, cooperativo, estimulador, tem amizades profundas, duradouras, alegra-se com a vitória do outro e incomoda-se, entristece-se verdadeiramente ante a derrota alheia.
Espelhemo-nos em João batista ao ver o sucesso de Jesus; em Maria ao ver a gravidez de Isabel, ficaram jubilosos diante da benção por outros recebidas. Olhemos para Jónatas, amou Davi até o fim, embora sabendo que iria perder o trono para este, pois reconheceu que Davi era mais preparado para conduzir o povo de Israel, posto que, fora ungido por Deus.
Gente, quando sem falsa modéstia, nem subterfúgio, você diz que é mais hábil para uma tarefa do que seu gente ou quando ocorre o contrário, isto é auto-estima saudável. É um ego tratado por Deus.

Enock Almeida Guimarães
Psicólogo, especialista em Educação e Teologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário