terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A competitividade é consigo mesmo e assim mesmo com gentileza

TEOLOGIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

Que pensamos sobre o tema: Teologia das Relações Humanas.
Para uma melhor compreensão acerca do assunto, faz-se necessário colocar algumas observações conceituais, como:
- Teologia neste contexto, é a ciência que estudo a relação de Deus com o homem.
- E, relações humanas é o estudo da vivência do ser humano em seus diversos níveis. Este relacionamento é tanto em nível pessoal como social e ecológico.
Há um texto bíblico escrito por João em sua primeira Epístola que retrata muito bem o que se quer dizer sobre Teologia das Relações Humanas. Ele diz: "Ninguém jamais viu a Deus, se amarmos uns aos outros. Deus permanece em nós e o seu amor é em nós aperfeiçoado"'; Jo. 4.12; Este texto engloba bem o tema em questão, ou seja, um bom relacionamento com Deus implica em um bom relacionamento consigo mesmo e com as outras pessoas, e a recíproca é verdadeira também. O ser humano não existe desassociado ou alienado de si mesmo, do outro ou de Deus. Sem esta trilogia há uma incompletude existencial e até essencial do Ser.
Viver bem é ser hábil em dirimir conflitos:
- Sejam eles internos: Jesus no deserto durante quarenta dias lutou sua luta interior, tendo o "inimigo" como seu adversário, mas, optou por servir ao Pai;
- Sejam eles familiares: Jesus em Canná da Galiléia soube distinguir entre o momento de sua mãe e o momento de Deus; .
- Sejam eles entre sua equipe de trabalho: Jesus resolveu muito bem a questão entre os apóstolos quanto à porfia de quem deveria sentar a sua direita ou a sua esquerda, dizendo: Quem quiser ser o primeiro, que seja o último;
- Sejam eles conflitos com o próprio Deus: Jesus soube dirimi-Io em oração no jardim do Getsémani ao orar dizendo: "Pai passa de mim este cálice, mas, seja feita conforme tua vontade".
Quando se fala em relações humanas, implica que haja outros tipos de relações.
Há relações entre pessoas que não sejam humanas? Neste caso, que são relações humanas?
Quanto à primeira questão não vamos dizer que as relações não humanas sejam entre os animais irracionais, porque isto é uma tremenda bobagem. O relacionamento entre os animais não humanos, ditos irracionais, são todos os relacionamentos instintivos, que sua agressividade é somente para a preservação de espécie, como ataque ou defesa. Excetuando os adestrados, mas, são desvios provocados pelo homem.
Quanto à segunda questão, relações humanas são relacionamentos humanizantes, saudáveis.
Nesta relação, os sujeitos se sentem amados e livres para amar, valorizado e valorizantes; espontâneos e criativos. Todos se sentem seguros e dão garantia, mesmo sem palavras, de segurança a quem o cerca. Há uma ética comportamental, emocional, postural, intrínseca, sem cobrança, mas, natural, leve, um convite ao aconchego. Mesmo na solidão não se atraiçou; e isto não por medo do castigo ou de ser descoberto, mas, por sua inabilidade e incapacidade para tal. A palavra vale tanto ou mais que o escrito. Torna-se servo de quem lho prestou confiança.
Relacionamento humanizante não é propriedade privada do cristão, mas, deve ser o natural e o comum a todos. .
Posto que esta é a oração sacerdotal de Jesus quando roga, expressando-se assim: Rogo... Por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua Palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós... Jo. 17.21.­
Nesta ambiência o lar é refúgio, a igreja é paraíso, o ambiente de trabalho é família...
A competitividade é consigo mesmo e mesmo as_ com gentileza, respeitando os limites e variáveis, contudo séria e honesta. Porque para que Relações Humanas saudáveis, necessita-se de pessoas saudáveis.
Enock Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário